CULMINÂNCIA DOS PROJETOS DA EDUCAÇÃO
Agosto de 2012
Enquanto eu editava as
fotografias e os vídeos de um trabalho que desenvolvi com a turma 603 (6º Ano)
da E.E.F. Demétrio Bettiol, fiquei emocionada. Meu objetivo principal era que
eles assimilassem os conceitos de área e de perímetro. Percebo que o aluno que
não compreende bem esses conteúdos está fadado a não entender álgebra, equação
de 2º grau e o Teorema de Pitágoras, por exemplo. Para isso acontecer planejei
atividades com papel quadriculado, recortes de jornais, medimos a quadra e
construímos jogos. Costumo ter comigo uma câmera digital e por isso registrei
alguns momentos. Depois, analisando as imagens e nossas ações, percebi quanta
coisa fazemos e não notamos que são essências na vida das nossas crianças. É
claro que tive que cortar a cena em que tenho que interromper as explicações
porque um aluno reclamou que o outro estava lhe chamando de apelidos! Sob a
sombra de uma árvore dei minha bronca... Mas entendo que essas situações
desagradáveis fazem parte da vida coletiva, do papel de educador, da missão de
corrigir as falhas humanas. O que me encantou mesmo foi vê-los pintando,
recortando, contando, perguntando e aprendendo. Avaliei que eu e meus colegas
não devemos sentir tanto aquela sensação de que a nossa missão não foi
cumprida!
Em nossa carreira profissional, cansamos de ouvir falar da importância dos projetos e raras escolas foram capazes de se organizar e trabalhar verdadeiramente dentro dessa linha. Com o tempo, acabei acreditando mais no que o professor da UNESC, Ademir Damázio, nos disse num encontro: “Eu não acredito em projetos, acredito em boas atividades”. Verdade! Há tantas atividades maravilhosas acontecendo dentro das salas de aulas e os projetos acabam em tentativas!
PARA LER O TEXTO COMPLETO, CLIQUE AQUI.
Em nossa carreira profissional, cansamos de ouvir falar da importância dos projetos e raras escolas foram capazes de se organizar e trabalhar verdadeiramente dentro dessa linha. Com o tempo, acabei acreditando mais no que o professor da UNESC, Ademir Damázio, nos disse num encontro: “Eu não acredito em projetos, acredito em boas atividades”. Verdade! Há tantas atividades maravilhosas acontecendo dentro das salas de aulas e os projetos acabam em tentativas!
PARA LER O TEXTO COMPLETO, CLIQUE AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário