segunda-feira, 30 de julho de 2012

GANHA QUEM CHEGA A ZERO


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Organizado por: Cristiane Chica - Coordenadora do Mathema - NUTEC
Objetivo: Operações com números inteiros.
Competências e habilidades: Permitir uma familiaridade com as operações de adição e subtração de números negativos; leitura, interpretação e produção de textos matemáticos; utilização de conceitos matemáticos na resolução de situações-problema; utilização da linguagem matemática.
Idade/série recomendada: A partir da 6ª série.
Organização da Classe: Duplas
Material:
36 cartas numeradas de -9 a + 9 (duas de cada)
 9 cartas com o sinal +
9 cartas com o sinal -
papel para registro

Regras: 
 As cartas com números são embaralhadas e organizadas numa pilha, viradas para baixo.
 As cartas com sinais são embaralhadas e organizadas numa outra pilha, também viradas para baixo.
Na primeira rodada, cada jogador sorteia uma carta com número e outra com sinal e compõe um número. Por exemplo, se tirar -2 e um - , seu número será - (-2) = +2; o número +2 deve ser marcado numa folha.
Na rodada seguinte, o procedimento é o mesmo, mas o novo número deve ser adicionado ao anterior. No caso do exemplo acima, se o jogador tirar -3 e o sinal +, deve fazer: + 2 + (-3) = -1, que será o próximo total com o qual irá operar.
Após dez rodadas, ganha o jogador cujo total for mais próximo de zero.

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