Artigo desenvolvido para participar do III Fórum de Educação Ambiental,
no dia 5 de junho de 2008, no Centro de Eventos da UNESC -
Universidade do Extremo Sul Catarinense.
PROJETO COCRIMAT: COCAL DO SUL E CRICIÚMA CRIANDO JOGOS DE MATEMÁTICAAna Lúcia Pintro, matemática, anapintro@bol.com.br
Alunos do 6º ao 9º Ano
E.E.F. Demétrio Bettiol, E.M.E.F. Padre José Francisco Bertero e E.M.E.F. Hercílio Amante
Cocal do Sul e Criciúma / SC
Alunos do 6º ao 9º Ano
E.E.F. Demétrio Bettiol, E.M.E.F. Padre José Francisco Bertero e E.M.E.F. Hercílio Amante
Cocal do Sul e Criciúma / SC
Pôster feito em crochê.
O Projeto Cocrimat surgiu devido à carência de materiais pedagógicos que possam ser aplicados nas aulas de matemática ministradas em turmas do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Participaram desse trabalho alunos matriculados na E.M.E.F. Padre José Francisco Bertero e E.M.E.F. Hercílio Amante – situadas em Criciúma – e na E.E.F. Demétrio Bettiol – situada em Cocal do Sul. Dentre nossos objetivos, destacamos: elaborar jogos didáticos envolvendo conteúdos matemáticos estudados regularmente do 6º ao 9º ano; enriquecer nosso Laboratório de Matemática; elaborar jogos didáticos que auxiliem no processo de fixação e revisão dos conteúdos dos livros didáticos; possibilitar a manutenção e ampliação da diversidade dos jogos; ajudar os professores interessados em qualificar suas aulas e que não o fazem devido ao pouco tempo disponível para criar e confeccionar materiais de apoio; e, divulgar as produções. Durante o ano de 2007, elaboramos alguns jogos didáticos na forma de baralhos que seguiam regras semelhantes ao dominó. Os primeiros baralhos exploravam os fatos da tabuada, as operações com números inteiros e serviram para dar continuidade aos exercícios concretos sobre álgebra abordados através do perímetro e da área de retângulos. Essa experiência de montar os baralhos usando tabelas no Word incentivou-nos a continuar criando. Decidimos que o layout das cartas deveria ter uma marca própria que a identificasse: o nome do projeto e uma figura mostrando o capim-criciúma na parte superior, e na região central, folhas de árvores encontradas em nosso meio ambiente. Organizamos também, uma campanha para a escolha da mascote representante de cada escola, cuja exigência era de que representasse um “coqueiro humanizado” devido à origem do nome de Cocal do Sul. A elaboração de alguns jogos segue passos básicos, como: escanear a folha de uma árvore escolhida; montar os baralhos através de uma tabela inserida no editor de textos; converter os arquivos para PDF e hospedá-los na página http://vila.bol.com.br; e finalmente, publicá-los na internet -http://site.pop.com.br/projetococrimat e http://projetococrimat.blogspot.com/ - liberando-os para cópia e impressão. Os alunos normalmente participam de todo esse processo sob a orientação do professor.
2 comentários:
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