quinta-feira, 22 de maio de 2008

Jogo do Mico 3: Menininhas

Jogo do Mico 3: MENININHAS
Relação entre números fracionários, decimais e percentuais

http://anapintro.vila.bol.com.br/mico3.pdf

E.E.F. Demétrio Bettiol (Bairro Brasília – Cocal do Sul – SC)
Organização: Ana Lúcia Pintro

Elaboração: Turma 803

Total de cartas: 25

Sugestão de jogo para alunos do 8º Ano


Objetivo:
Estimular o cálculo mental.
Compreender o uso e a utilização da linguagem matemática.
Relacionar a linguagem comum com a expressão na linguagem matemática.

Regras do Jogo:
Misturar bem as cartas e dividi-las entre os jogadores. Uma carta fica sobre a mesa e a demais são divididas entre os participantes, de modo que todos recebam o mesmo número de cartas.
Um/a dos/as jogadores/as, previamente escolhido/a, dá início ao jogo, pegando a carta que se encontra sobre a mesa. Caso consiga formar com ela um par, deve colocá-las sobre a mesa para que todos possam ler a pergunta e a resposta. Caso contrário o/a jogador/a deve permanecer com a carta na mão.
O jogo continua com o/a segundo/a jogador/a que "pesca" da mão do/a primeiro/a uma carta. Caso consiga formar com ela um par, o apresenta aos demais. O mesmo deve ser feito pelos demais jogadores/as. O jogo termina quando todos os pares estão formados e se encontram sobre a mesa. Sobra apenas uma carta. O "mico", que permanece nas mãos de um dos participantes. Este/a tem o direito de iniciar a próxima rodada.

2 comentários:

Martinha disse...

Boa noite!!!
Amei o seu trabalho, super interessante. Pena que não consigo baixar as cartas dos jogos. Se possível gostaria de ter acesso, pois sou professora de matemática da rede pública do DF e trabalho apenas com crianças com deficit intelectual ou com dificuldades de aprendizagem e tenho certeza que este material ajudaria muito as crianças. marta Cristina.

Martinha disse...

Ah!!!! Esqueci de mandar meu email: martacsm@gmail.com. desde já agradeço a sua atenção. Um abraço. Marta cristina